Cristãos egípcios oferecem comida e água a palestinos que fugiram de Gaza: ‘Amor de Jesus’

  • 17/09/2024
Cristãos egípcios oferecem comida e água a palestinos que fugiram de Gaza: ‘Amor de Jesus’
Cristãos egípcios oferecem comida e água a palestinos que fugiram de Gaza: ‘Amor de Jesus’ (Foto: Reprodução)

Quase seis meses após deixar Gaza com 15 cristãos em busca de segurança no Egito, Issa Saliba ainda lembra com gratidão do momento em que cantaram, aplaudiram e dançaram durante a fuga.

O ar-condicionado do ônibus aliviou seus nervos tensos, e a primeira refeição completa, oferecida em uma parada à beira da estrada, trouxe conforto após a angustiante jornada até a fronteira.

Enquanto 1,9 milhão de palestinos – 90% da população de Gaza – permanecem deslocados internamente, 100.000 conseguiram se refugiar no Egito.

Saliba, autorizado a sair por estar matriculado na Universidade Americana de Madaba, na Jordânia, deixou para trás seu pai, dois irmãos mais novos e outros cristãos em Gaza.

Em abril, sua jornada incluiu uma viagem ao sul pela estrada costeira danificada, passando por postos de controle israelenses até a passagem de Rafah, seguida por uma viagem de seis horas até o Cairo.

Saliba conseguiu sair a tempo, pois em maio Israel assumiu o controle do Corredor Filadélfia de Rafah e fechou a fronteira, uma área crítica nas negociações atuais sobre um cessar-fogo.

Igreja egípcia

Desde o início da guerra Israel-Hamas, o Egito tem resistido a reassentar palestinos deslocados no Sinai, temendo infiltração terrorista e uma recusa permanente de Israel em permitir o retorno dos refugiados. A entrada é restrita a emergências médicas, capacidade financeira para taxas altas e conexões educacionais, como Saliba.

Os evangélicos estão se destacando por fornecer alimentos e suprimentos aos refugiados, cristãos e muçulmanos.

Em parceria com palestinos, a igreja egípcia tem enviado ajuda a Gaza, assistindo tanto os crentes em igrejas quanto outros deslocados em acampamentos improvisados.

"Mostramos o amor de Deus a todos", disse Samuel Adel, presidente do conselho pastoral, evangelístico e missionário da Igreja Evangélica Presbiteriana do Egito, também chamado de Sínodo do Nilo.

"Quando as pessoas perguntam por que, dizemos que vem do nosso amor por Jesus."

Logo após o início da guerra Israel-Hamas em 7 de outubro, a ajuda aos refugiados foi iniciada sob a liderança de Hanna Maher, pastora presbiteriana egípcia e ex-líder da Igreja Batista de Gaza. Enquanto a maioria dos cristãos palestinos foi para o Cairo, os muçulmanos se estabeleceram em Arish e arredores.

O sínodo presbiteriano está ajudando com cestas básicas semanais para 50 famílias muçulmanas, fornecendo ventiladores para 20 famílias, e suprimentos domésticos essenciais, como geladeiras e máquinas de lavar, para sete famílias. Também foram doadas oito cadeiras de rodas a hospitais para auxiliar no transporte de feridos.

Foco de terrorismo

O Sinai foi um foco de terrorismo, com 100 famílias cristãs fugindo em 2017. No entanto, as atitudes de alguns muçulmanos mudaram.

O motorista muçulmano de Maher, impressionado pela ajuda da igreja, não cobra pelas corridas e compartilha com novas famílias que os cristãos estão vindo para ajudar.

E às vezes Maher é convidado para uma discussão sobre quem culpar pela devastação de Gaza – Israel ou Hamas. Ele responde com o que Jesus disse no Evangelho de João sobre um homem que nasceu cego. Quando perguntado se o pecado que causou a cegueira veio do homem ou de seus pais, Jesus respondeu: "nenhum dos dois"; a cegueira era para que "as obras de Deus pudessem ser manifestadas nele" (9:3).

Mas Maher luta para saber como aconselhar ainda mais os deslocados de Gaza.

"Oramos pela paz, mas não sei o que dizer sobre esta guerra terrível", disse ele. "'Deus está conosco', eu digo a eles – mas é difícil; Eu não tenho uma resposta além dessa verdade."

Esforços humanitários cristãos

O governo egípcio permite esforços humanitários cristãos, mas a presença de refugiados é politicamente sensível.

Os líderes egípcios lembram que palestinos que fugiram para Jordânia, Líbano e Síria nas guerras de 1948 e 1967 nunca retornaram. Por isso, rejeitam o assentamento permanente de refugiados de Gaza no Egito. Israel também não aceitará deslocados em seu território.

Desde 2007, Israel e Egito impuseram um bloqueio a Gaza. Embora o Egito tenha destruído milhares de túneis de contrabando, Israel continua vinculando o controle de Rafah às negociações de cessar-fogo.

Além das preocupações políticas e de segurança, as necessidades humanitárias dos deslocados não são atendidas oficialmente pelos refugiados das Nações Unidas. No entanto, a assistência está disponível por meio de igrejas, iniciativas locais e outras agências da ONU.

‘Cristãos que se importam’

Em Gaza, a ajuda é mais desafiadora. Neste verão, cristãos egípcios, em parceria com a Missão Cristã para Gaza (CMG), forneceram refeições a mais de 15.000 muçulmanos em Deir al-Balah, Khan Younis, Jabaliya e no bairro de Remal, na Cidade de Gaza.

Os moradores enfrentaram longas filas para receber arroz, muitas vezes aquecido em fogueiras improvisadas, além de vegetais enlatados e ocasionalmente frango.

Durante a última distribuição, crianças sorriram ao receber comida embrulhada em papel alumínio, enquanto mulheres de preto com lenços estendiam as mãos pelas aberturas das tendas.

Hanna Massad, ex-pastora da igreja batista de Gaza e fundadora do CMG, viu sua casa em Remal destruída por um míssil. Ela busca mostrar aos moradores de Gaza que cristãos externos se preocupam e ajudam.

"Saibam que há cristãos que se importam – e os estão ajudando", diz.

Pão e água

O CMG distribuiu pão e água limpa em várias áreas, com placas indicando apoio da Igreja Batista de Gaza e da Igreja Presbiteriana do Egito. Muitos muçulmanos agradeceram e alguns até expressaram interesse em aprender mais sobre a fé cristã.

"As pessoas em Gaza começaram a ver a verdadeira luz, mas precisam de orientação", disse ele. "Então, oro para que a situação aqui mude depois desta guerra e que haja um espaço para trabalhar livremente com essas pessoas."

Aproximadamente 200 dos 1.000 cristãos de Gaza fugiram para o Egito, com muitos já obtendo vistos para a Austrália e mais esperando para emigrar. Enquanto isso, Saliba, em Cairo, ora pelos cristãos que permanecem em Gaza.

"Agradeço a Deus por ter conseguido deixar Gaza", disse ele. "Jesus estava comigo a cada passo do caminho. Agora eu só quero que minha família se junte a mim."

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/cristaos-egipcios-oferecem-comida-e-agua-palestinos-que-fugiram-de-gaza-amor-de-jesus.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes